ERA UMA VEZ O CINEMA


O Preço da Glória (1949)

cover O Preço da Glória

link to O Preço da Glória on IMDb

País: USA, 118 minutos

Titulo Original: Battleground

Diretor(s): William A. Wellman

Gênero(s): Ação, Drama, História, Guerra

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.4/10 (6416 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Roteiro (Robert Pirosh )

Oscar de Melhor Fotografia em Preto e Branco (Paul Vogel )

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Roteiro (Robert Pirosh )

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (James Whitmore)

Prêmios Photoplay, Estados Unidos

Prêmio Medalha de Ouro

Sinopse: Dezembro de 1944.  Em um campo de treinamento na França, soldados americanos preparam-se para passar as festas de fim de ano em Paris.  No último minuto, entretanto, são enviados para a pequena cidade de Bastogne, na Bélgica.  A cidade é estrategicamente muito importante para os Aliados, pois pode servir de base para o lançamento de uma grande contra-ofensiva contra os nazistas.

As tropas alemães encontram-se próximas, na floresta de Ardennes, na Bélgica e Luxemburgo, preparando-se para o que seria a maior ofensiva da 2ª Guerra Mundial.  Durante a batalha de Bulge, elas cercam a cidade de Bastogne, deixando isoladas as tropas da 101ª Divisão de Pára-quedistas americana.

Uma vez isoladas, com poucas munições e comida, a única forma de receberem suprimentos é através do ar.  Entretanto, para piorar a situação, as condições climáticas do inverno de 1944 dificultam o envio de socorro aéreo.

Assim, enquanto aguardam a melhoria das condições meteorológicas, as tropas encurraladas rejeitam os constantes apelos das forças alemães, feitos através do rádio e de folhetos, para que se rendam, bem como aproveitam a ocasião para questionarem a pertinência dessa guerra.

Produção: O filme notabilizou-se por ser a primeira grande produção de Hollywood a mostrar os soldados como vulneráveis e humanos, ao contrário dos costumeiros personagens empolgados e inspiradores. Embora a coragem sob fogo não seja o tema, pelo menos em algum momento os soldados pensaram seriamente na possibilidade de fuga, além de reclamarem muito da situação em que se encontram. Considerado um dos melhores filmes do gênero que foram realizados após o término do conflito.

Os direitos de Battleground eram da RKO Pictures, chamado provisoriamente de "Prelude to Love" para esconder o verdadeiro assunto mas foram vendidos quando o produtor Dore Schary saiu da companhia. Schary tinha ido para a MGM e comprou o roteiro da RKO, a contragosto de Louis B. Mayer que achava que o público estava cansado de filmes de guerra. Robert Taylor e Keenan Wynn foram cotados para participarem do filme.

Robert Pirosh baseou o roteiro em suas próprias experiências durante a Batalha do Bulge embora ele não tenha servido na 101ª Aérotransportada. Muitos dos incidentes mostrados no filme aconteceram, inclusive a rejeição de uma oferta de rendição feita pelos alemães em 22 de dezembro de 1944, proferindo-se a palavra "Nuts!" do Brig. Gen. Anthony McAuliffe.Vinte veteranos da 101ª foram contratados para treinarem os atores além de aparecerem como figurantes no filme.

As filmagens ocorreram de 5 de abril a 3 de junho de 1949,com locações no nordeste da Califórnia, Oregon e Estado de Washington. Fort Lewis (Washington) foi usado para a cena com os tanques da 101ª Aerotrasportada de George S. Patton, general do Terceiro Exército.

 

Elenco: